NURC Digital: linguística e tecnologia ao alcance de todos

Os estudos linguísticos vêm se destacando cada vez mais com uso da tecnologia, para facilitar aos pesquisadores o acesso a materiais que antes eram praticamente inacessíveis, bem como exigiam um tempo maior para pesquisa podendo, no final, apresentar resultados inconsistentes devido a implicações provocadas por fatores que dificultavam o trabalho.
O Projeto NURC Digital teve como proposta entregar aos pesquisadores através de um site dedicado, os dados do Projeto NURC (as transcrições, e as gravações dos inquéritos). O Portal NURC Digital oferece aos linguistas ferramentas de busca avançada que facilitam o processo de pesquisa, permitem a realização de pesquisas por lema, sintaxe, morfologia etc. além de disponibilizar o resultado que mostra o item pesquisado dentro do contexto e acesso ao trecho de áudio onde o item lexical buscado se encontra (Oliveira Jr, 2016).

A disponibilização desses dados através do Portal, além de colaborar com a comunidade acadêmica na produção de artigos e desenvolvimento de pesquisas, é oferece à sociedade o acesso e conhecimento de um dos corpora (dados, documentos) mais importantes para os estudos linguísticos.

Pensar o NURC Digital foi uma forma de garantir a preservação de dados que tem um valor histórico imprescindível, pois além de guardar aspectos do português culto falado entre as décadas de 70 e 80, o acervo nos é capaz de levar ao conhecimento de acontecimentos históricos da sociedade da época.

O resgate desse material que se encontrava em estado de deterioração foi um processo trabalhoso e demorado para que pudesse ser disponibilizado de forma eficiente, oferecendo a melhor qualidade possível dos arquivos de áudio antes gravados em fitas de rolo convertidos em formato digital, bem como as fichas e anotações que foram também digitalizadas.

O Portal NURC Digital (http://www.fale.ufal.br/projeto/nurcdigital/), que pode ser acessado através do link, contribui com a sociedade, aproximando leigos e pesquisadores através de um ambiente virtual de fácil acesso onde os interessados tem total liberdade de navegação podendo fazer download dos arquivos caso desejem e lhes sejam necessário.

A fim de proporcionar avanços na ciência e tecnologia, devemos estar atentos a qualquer ameaça que possa vir a prejudicar o trabalho de nossos pesquisadores e apoiá-los para que possam seguir tornando a ciência um bem a serviço de todos.

Referencias:
OLIVEIRA JR, Miguel. NURC Digital Um protocolo para a digitalização, anotação, arquivamento e disseminação do material do Projeto da Norma Urbana Linguística Culta (NURC), CHIMERA: Romance Corpora and Linguistic Studies, Vol 3, No 2 (2016).

Jose Eraldo Nunes de Albuquerque

Prosódia; Linguística documentativa. / MACEIÓ, AL

Graduando do curso de Letras-Português da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). De agosto de 2018 à julho de 2019, trabalhou como aluno bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no desenvolvimento do Projeto NURC Digital. Atualmente como aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), com um projeto situado nas áreas da prosódia, fonética e fonologia. Membro do grupo de estudos e pesquisa em fonética e fonologia da UFAL Fonufal.

00 comentário em “NURC Digital: linguística e tecnologia ao alcance de todos”

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AL