Núcleo de Estudos da Língua Portuguesa (NELP/UEFS)

[/caption]

É lícito afirmar que a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Núcleo de Estudos da Língua Portuguesa (NELP), tornou-se um importante centro de pesquisa linguística no Brasil, encorpando uma longa tradição no Estado da Bahia, que remonta à publicação, em 1963, do primeiro atlas linguístico do Brasil, o Atlas Prévio dos Falares Baianos. O objetivo do NELP, sobretudo, é desenvolver, na UEFS – dialogando com pesquisadores de outras instituições de Ensino Superior –, pesquisas, em diferentes linhas teóricas, sobre a história da língua portuguesa, não apenas no espaço brasileiro, mas também na África. Atualmente, esse núcleo de estudos conta em seu quadro com as pesquisadoras Norma Lucia Fernandes de Almeida, Zenaide de Oliveira Novais Carneiro, Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda e Josane Moreira de Oliveira, que coordenam seus respectivos projetos de pesquisas e orientam bolsistas de Iniciação Científica, mestrandos e doutorandos.
Esta coleção possui quatro volumes, trazendo amostras de fala vernácula de comunidades de fala rurais e urbanas da região. Essas amostras possibilitaram projeções históricas, fornecendo a base empírica necessária para análises que contribuíram para o esclarecimento da controversa questão acerca das origens do português brasileiro.
A descrição do microcosmo sociolinguístico de Feira de Santana pode ser projetada para iluminar o vasto e complexo panorama da realidade social da língua no Estado da Bahia. E as análises reunidas neste expressivo volume constituem uma importante contribuição nessa direção.
Neste livro, apresentam-se estudos sobre fenômenos (morfo)sintáticos realizados por um grupo de pesquisadores, observando o contato do português com línguas africanas no Brasil e em Angola.

Silvana Silva de Farias Araujo

Linguística / Feira de Santana, BA

Professora da Área de Linguística do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santana (UEFS) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS). É Doutora em Língua e Cultura (UFBA), mestre em Letras e Linguística (UFBA), especialista em Língua Portuguesa: Gramática (UEFS) e graduada em Letras Vernáculas (UEFS). É pós-doutoranda em Linguística na Universidade Federal de Sergipe (UFS), com bolsa do CNPq (PDJ-CNPq). É conselheira da Associação Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste – GELNE (2019-2020). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS) no período de 2016-2019. Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares (ABECS) no biênio 2014-2016. Tem experiência na área de Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do português do Brasil, contatos linguísticos, fenômenos morfossintáticos e variedades africanas do português (no Brasil e em Angola).

Outras publicações de Silvana Silva de Farias Araujo:

00 comentário em “Núcleo de Estudos da Língua Portuguesa (NELP/UEFS)”

Ainda não há nenhum comentário para esta publicação.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BA