Grupo de pesquisa em sintaxe das línguas naturais

O PhinaA sintaxe-phi das línguas naturais é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq desde 2010. Está sediado no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia. Primeiramente, tem como objetivo principal reunir pesquisas que versam sobre o funcionamento da gramática das línguas naturais. Mais especificamente, a partir de teorias que tenham como base a constituição de seus traços. Sobretudo os sintáticos e os constituintes de suas interfaces, como os fonológicos, morfológicos e semânticos.

Com este intuito, o grupo tem desenvolvido diversas atividades de divulgação dos trabalhos. Por exemplo, a organização de eventos locais, nacionais e internacionais.

Parte das pesquisas do Phina pode ser encontrado no livro Traços-phi: contribuições para a compreensão da gramática do português (EDUFBA, 2017).

Partindo do princípio de que o traço é elemento primordial para o desenvolvimento da análise linguística, o livro reúne trabalhos que se debruçam sobre os aspectos morfológicos, sintáticos e semânticos dos pronomes, focando nos seus elementos constituintes – os traços –, para verificar o comportamento dos elementos com os quais se relacionam: verbos, nomes, preposições, complementizadores, enfim, a sentença como um todo.

Outros produtos resultantes das pesquisas do Phina são:

Pronomes: morfossintaxe e semântica (Salvador: EDUFBA, 2018)

O volume reúne trabalhos sobre os mais diversos aspectos sobre pronomes. Apresenta pesquisas desenvolvidas nos últimos anos. Dessa forma, os trabalhos versam, por exemplo, sobre aspectos morfossintáticos e semânticos da categoria pronome.

Gramática Gerativa em Perspectiva (São Paulo: Blucher, 2018)

Gramática Gerativa em Perspectiva foi pensado como tela para reunir trabalhos e agendas de pesquisa que exploram novos rumos nos estudos gerativistas, Em especial aqueles desenvolvidos por jovens pesquisadores do nordeste do Brasil.

Danniel Carvalho

Sintaxe / Salvador, BA

Professor de Linguística da Universidade Federal da Bahia. É doutor em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. É líder do Grupo de Pesquisa A Sintaxe-phi das Línguas Naturais. Autor e organizador de livros, capítulos de livros e artigos sobre a gramática das línguas naturais, Desenvolve pesquisas na área da Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística lavanda, gênero e seus aspectos gramaticais e sociais, o sistema de definitude das línguas naturais, traços-phi e seu impacto na morfossintaxe das línguas naturais, sistema pronominal do português e suas interfaces morfossintáticas e sintático-semântica.

01 comentário em “Grupo de pesquisa em sintaxe das línguas naturais”

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BA